Saturday, 15 September 2007

atonement,um filme a não perder!


A semana passada fui pela primeira vez ao cinema desde que estou em Londres.

Ir ao cinema aqui é um programa que fica caro,por isso só dá para ser muito de vez em quando e quando é para ir ver um filme de qualidade,como foi o caso.Por isso,foi dinheiro bem gasto,até porque não queria nada ter que esperar pelo lançamento do dvd para ver um filme que tem sido tão aplaudido pela crítica.

Fui então ver o filme "Atonement".

É um filme com uma concepção e uma história completamente diferentes do que estamos habituados a ver e com um desfecho que surpreende e emociona,de tal forma é a sua intensidade dramática.

É um filme que vai contra o paradigma do happy end e cujo argumento e história me fizeram lembrar o conceito da tragédia grega.

No dia mais quente do verão de 1935,a jovem Briony vê da janela do seu quarto a sua irmã mais velha despir-se e entrar na fonte do jardim de sua casa.A observar Cecilia está também o jovem Robbie Turner,filho da governanta e amigo de infância das duas irmãs.

Nessa mesma noite,a vida dos três sofrerá uma dramática transformação: Briony,que tem apenas 13 anos,mas possui já um grande poder de criatividade e imaginação,surpreende Cecilia e Robbie na biblioteca e interpreta o que vê de acordo com a sua imaginação,pensando que a irmã está a ser assediada por Robbie.

Essa ideia não sai da sua cabeça,mas ela nada diz,até que uma prima sua é violada e Briony tem a certeza que foi ele quem a violou e acusa-o.

Tal acusação vai ter consequências dramáticas para todos,nomeadamente para Briony,já que o sentimento de culpa,arrependimento e de expiação vão pautar toda a sua vida,tentando de alguma forma redimir-se e reparar o mal que cometeu na sua adolescência.

O filme tem uma grande intensidade dramática e o tema principal é o sentimento de culpa e a necessidade de expiação.

A banda sonora não podia ser mais adequada ao ambiente trágico da história.

"Atonement" é a adaptação da obra homónima do escritor britânico Ian McEwan e o realizador é Joe Wright.

A Keira Knightley(Cecilia),coube mais uma vez o papel de protagonista num filme deste realizador,contracenando com James McAvoy(Robbie Turner).




Tuesday, 11 September 2007

o amor é um lugar estranho...

O amor é um sentimento estranho,eu acho.
Amar alguém é muito bom e apesar do sofrimento que por vezes provoca,é bom demais estar apaixonada,sentir um friozinho na barriga sempre que vemos a pessoa que amamos,sentir as pernas tremer quando estamos junto dele...
Mas,e quando o amor chega ao fim sem qualquer razão aparente?Sem que nada fizesse prever uma ruptura desse sentimento, porque achávamos que esse sentimento seria forever?
Foi exactamente o que me aconteceu há poucos meses atrás.
Amava uma pessoa há quase6anos e achava que era ele o grande amor da minha vida,um amor para todo o sempre.
Tínhamos uma relação de definição ambígua,pois nunca tivemos uma relação oficial:éramos amigos,companheiros,amantes.
Eu nem me importava que fosse assim,eu amava-o tão intensamente e profundamente,que desde que o pudesse ter junto de mim e para mim, bastava para me sentir a mulher mais feliz do mundo.
Durante seis anos pensei que o amor que sentia por ele jamais poderia ser abalado pelo que quer que fosse,pois ele surgiu na minha vida para a transformar,para me fazer (re)descobrir o amor.
Quando ele veio para cá,para Londres,foi muito difícil vê-lo afastar-se de mim,pois nessa altura a nossa relação estava a atravessar o melhor momento,acho até que estávamos a caminhar para uma oficialização da mesma.
Foi uma separação difícil,mas depois habituei-me,apesar das saudades que por vezes me consumiam...
Há 3meses vim para Londres,não só para mudar de vida e buscar novas perspectivas e objectivos,como também para tentar recuperar a minha relação com ele.
Contudo,quando cá cheguei apercebi-me que algo nele tinha mudado e que ele estava muito diferente.Já não vi nele as qualidades que me fizeram apaixonar por ele de uma forma tão especial e intensa e já não senti aquele amor tão profundo,que durante tanto tempo consumiu a minha alma,os meus sentidos e que me fez tão feliz...
E de um momento para o outro o meu amor ele dissipou-se...

Sunday, 9 September 2007

Tuesday, 4 September 2007

preciso de dormir!!!

Ando mesmo cansada e a precisar de dormir...
A verdade é que em 12 dias tive2 folgas e bastante trabalho.Por isso,a folga desta 3f vem mesmo na hora certa e ainda bem que a consegui negociar para hoje,senão teria que esperar até ao fim de semana para poder descansar.Era tempo demais.
Apesar de ter várias coisas para fazer,acho que pouco ou nada vou fazer,porque preciso imenso de descansar e dormir.
Tenho que me decidir por um curso de inglês e uma escola para o fazer,tenho que procurar casa nova,etc,etc..
Não vai ser esta semana ainda,parece-me.