Skip to main content

aqui é tudo bem diferente






































Aqui em Londres tudo é completamente diferente de Portugal.




Desde que aqui estou já notei dezenas de diferenças a todos os níveis:social,cultural,económico,quer ao nível das mentalidades,da forma de agir e pensar das pessoas.




Só um post é pouco para falar de tão grande diferença.




Uma das grandes diferenças prende-se com a grande diversidade étnico-cultural que existe por cá.




Aqui há pessoas de todo o mundo...aqui ouvem-se falar centenas de línguas e dialectos diferentes,cada povo,cada religião aqui existente pode manifestar e divulgar a sua cultura,de modo a que assim se sintam um pouco mais em casa.




Todas as semanas há eventos dedicados aos diferentes países,festivais,celebrações,etc,organizados pelas pessoas desses países que aqui vivem e com o apoio do governo,que age no sentido de integrar a vasta comunidade internacional aqui residente.




Na verdade,Londres tem mais estrangeiros do que ingleses!




Basta entrar no autocarro ou no metro e ver logo a diversidade cultural daqui:muçulmanos,hindus,orientais,africanos,casais onde predomina a mistura de raças:orientais com ingleses,inglese com africanos,indianos com orientais,etc...




As pessoas com quem mais me cruzo nos transportes públicos,são os muçulmanos,uma vez que vivo em east london,zona predominantemente habitada pelos muslims.Na verdade não são pessoas lá muito afáveis nem sociáveis,têm um ar desconfiado e não gostam muito de passar o corpo por água!Dá ideia que vivem num mundo à parte,já que como sabem a cultura deles é muito diferente da ocidental.Mas é a cultura deles,a maneira de ser deles e há que respeitar,claro;até porque aqui há uma tolerância e respeito pelo que é diferente.




Cada um é como é,cada um pode ser e demonstrar aquilo que realmente é,não tem que se esconder atrás de uma máscara.




Os gays podem assumir a sua orientação sexual em público livremente e sem tabus,pois as pessoas não lhes vão apontar o dedo ou rir-se nas suas costas;uma pessoa pode vestir-se como bem entender,até pode andar de pijama na rua se quiser!




Aqui a maior parte das pessoas utiliza os transportes públicos no seu dia a dia,desde o operário fabril ao exsecutivos.Claro que aqui também há horas de ponta e engarrafamentos do trânsito,mas os transportes públicos são bastante usados por todos.




O autocarro é mais demorado que o metro,mas é muito mais barato,metade do preço do metro e o preço é o mesmo para toda a cidade,o que já não acontece com o metro,cujo preço difere de acordo com as zonas entre as quais se viaja.E também há o táxi,que não se aconselha,dado os preços.Eu já andei uma vez,mas foi para ir fazer um recado de trabalho,logo,pagou o patrão...foram £12 para uns 20 minutos de viagem,aproximadamente.Em euros,é mais ou menos 18euros!!




Andar a pé...pode ser se se tiver tudo ao pé de casa,o emprego,o supermercado,o ginásio,etc.Para mim,não dava,pois eu trabalho mesmo no centro de Londres,mas vivo fora do centro,claro,pelo que uso o autocarro.Demora cerca de 35minutos,se não houver trânsito,senão, a viagem pode demorar uma hora!!




Mas eu gosto dos transporte públicos daqui.
Bem,por hoje fico por aqui.
Continuarei logo mais a falar sobre as muitas diferenças por aqui existentes.















Comments

Popular posts from this blog

Alguém sabe onde traduzir certificados aqui em Londres?

Preciso de obter a tradução em inglês dos meus certificados de habilitações,já que me esqueci completamente de tratar disso em Portugal antes de vir para cá.
Agora,tenho uma certa urgência em fazê-lo,porque quero começar a ver de trabalhos ma minha área específica e não sei onde poderei conseguir as traduções.
Penso que no Consulado apenas autenticam e reconhecem traduções,mas não as fazem.
Eu até fazia eu própria a tradução,mas preferia que fosse feita por um tradutor oficial,ou pelo menos poder mostrar a minha tradução a um tradutor de forma a saber se é 100% correcta.
Se alguém souber onde me posso dirigir para fazer isso,agradecia imenso.
Obrigada!

Férias

Acho que nunca fiquei tanto tempo sem ir a Portugal.
Mas amanhã lá estarei, finalmente, oito meses após ter chegado à África do Sul!
Vai ser um mês de férias que vai saber a pouco, mas para o ano conto ir duas vezes a Portugal: no verão e no Natal.
Até amanhã Portugal! Estou quase aí!

coisas que gosto de fazer nos meus tempos livres

Não tenho muito tempo livre para me dedicar às coisas que gosto de fazer,mas tento pelo menos dedicar sempre algum tempo das minhas folgas a essas coisas.
Adoro ler!Lamento é não ler agora tanto como já li em tempos.
Ainda ontem entrei em duas livrarias de Oxford Street e nem dei pelo tempo passar;quando me apercebi,tinha passado parte da tarde entre prateleiras cheias de óptima literatura!
Era para ter comprado um livro do Jostein Gaarder,mas acabei por não o fazer,pois neste momento já estou a ler dois livros,um em inglês: Atonement de Ian Mc Ewan e um em português: Malinche,de Laura Esquivel.
Geralmente,leio mais é durante as minhas viagens de autocarro de casa para o trabalho e vice-versa.
Também adoro escrever;de escrever no meu diário,que mantenho já há alguns anos e onde estão registados alguns dos momentos mais significativos da minha vida,bons,maus,assim-assim.
Actualmente,estou a escrever o meu 18º diário!Já escrevi mais diário que Miguel Torga escreveu,eh,eh,mas claro que a quali…