Skip to main content

mais diferenças





























Hoje vou continuar a falar sobre diferenças entre Inglaterra e Portugal.Bem,aqui ganha-se melhor,razão pela qual diariamente centenas de pessoas chegam a Londres para trabalhar e para prosseguirem os seus estudos.



Só para ficarem com uma ideia,ganho três vezes mais do que ganhava em Portugal,a fazer um tipo de trabalho que fiz lá.



Por outro lado,apesar de o nível de vida aqui ser mais caro,é possível chegar ao fim do mês com dinheiro e o governo ainda ajuda a pagar renda de casa,despesas com educação e formação,etc.



O abono de família aqui é de £500 por mês por filho,mais ou menos 750euros,ah pois é,parece inacreditável,não é?



Até os sem abrigo,que vivem nas ruas por opção e porque não querem trabalhar,recebem uma ajuda semanal do governo,o que eu acho que não havia necessidade,porque essa gente,se não tem casa ou trabalho é porque não querem,pois aqui só não arranja trabalho quem não quer mesmo.



No que respeita à habitação,que é sem dúvida uma das despesas maiores aqui em Londres,geralmente aqui as casas têm dois pisos.



No primeiro piso costuma ser a cozinha e a sala e depois,no piso superior,os quartos e casa de banho.Todas as casas têm aquecimento,uma vez que faz bastante frio no Inverno e as casas de banho não têm interruptor para acender a luz,mas sim um fio que se puxa e...faz-se luz.Interessante,não?



As tomadas e fichas de electricidade são diferentes,pelo que quando aqui cheguei tive que comprar um adaptador para ligar o meu pc e carregador do telemóvel.



Se formos ao café e nos formos sentar,bem podemos esperar sentados,pois ninguém virá para nos servir à mesa;temos que pedir ao balcão e pagar logo e levar nós próprios as coisas para a mesa.

E devemos pedir sempre do seguinte modo Can i have.... e não i want,por uma questão de cortesia e boa educação e no final o thanks.



Claro que se formos a um café tuga já não temos que pedir ao balcão e aqui ainda há bastantes cafés tugas,bem como restaurantes.



Basta ir a Stockwell,Vauxhall,Notting Hill e não só,para encontrar algum estabelecimento tuga.

Supermercados...o que não falta é oferta e variedade,para todos os gostos e carteiras.

Tesco,Sainsbury's,Asda,Marks & Spencer,Iceland,etc.

Aqui as pessoas compram muito refeições pré-cozinhadas,tais como pizzas,lasagnas,spaguethis,etc,pois aqui as pessoas não têm tanto tempo para perderem a cozinhar.

Eu por exemplo,entro ao meio dia,mas tenho que saír de casa e apanhar o bus antes das 11;saio às 8,quando chego a casa já passa das nove,ou seja,geralmente já não vou cozinhar,pois é tarde e estou cansada e lá vou aquecer uma pizza ou uma lasagna.

Mas não há hipótese de ser de outra forma,nem dá para as pessoas irem almoçar a casa na hora de break.porque regra geral as distâncias entre a casa e o trabalho são muito grandes,por isso as pessoas ou vão comer fora,ou levam o almoço de casa,ou compram uma sandes ou uma salada no supermercado...

Pois é,como vêm,a vida por aqui difere muito da vida e da rotina que se tem em Portugal,aqui as pessoas andam sempre a correr de um lado para o outro,a correr ou a andar depressa,aqui as pessoas,muitas pelo menos,depois do trabalho ainda vão descomprimir para o ginásio ou então vão para o pub com os amigos ou colegas de trabalho beber um copo,sobretudo se é véspera de fim de semana.








Comments

Afrika said…
Ola, obg por passares la pelo meu "tasco" lol pus o teu blogue nos meus favoritos vou te ler com mais tempo.
Beijinho
Wask said…
ola Margarida.
Ja estas aqui em Londres ah muito tempo? nao me parece que tenha alguma vez visto o teu blog e nao sei se ja foste a algum dos eventos que a malta tuga dos blogues ja fez por aqui...
Diz qq coisa...

bjokas
Restelo said…
Olá! Não conhecia o teu blog mas vou certamente voltar aqui pois és mais uma PT em UK (mais propriamente London!).
Anonymous said…
Olá! Acabei de encontrar o teu blog e parece ter grande potencial, vou tentar segui-lo pois pretendo mudar-me pra londres brevemente, e partilha de experiências são mto uteis pra quem ainda não deu o "salto". São mtas a dúvidas...de entre elas a principal bate-se com a redacção do meu Curriculum!!!
Como mtos Portugueses não sei bem como traduzir o CV (ainda que tenha um nível alto de ingles falado e escrito), nem como organizá-lo segundo os padrões ingleses, daí que, se alguém poder ajudar-me agradecia! Será que existe algum site onde posso ver exemplos?
Outra coisa sei que existem cybercafes de onde se pode conectar a Net...gostava de saber se são de facil acesso (se tem mtos), quanto custa e qual é o horário de funcionamento?
anonymous,no que eu puder ajudar,a nível de dúvidas e questões que queiras colocar estás à vontade.

Popular posts from this blog

Alguém sabe onde traduzir certificados aqui em Londres?

Preciso de obter a tradução em inglês dos meus certificados de habilitações,já que me esqueci completamente de tratar disso em Portugal antes de vir para cá.
Agora,tenho uma certa urgência em fazê-lo,porque quero começar a ver de trabalhos ma minha área específica e não sei onde poderei conseguir as traduções.
Penso que no Consulado apenas autenticam e reconhecem traduções,mas não as fazem.
Eu até fazia eu própria a tradução,mas preferia que fosse feita por um tradutor oficial,ou pelo menos poder mostrar a minha tradução a um tradutor de forma a saber se é 100% correcta.
Se alguém souber onde me posso dirigir para fazer isso,agradecia imenso.
Obrigada!

Férias

Acho que nunca fiquei tanto tempo sem ir a Portugal.
Mas amanhã lá estarei, finalmente, oito meses após ter chegado à África do Sul!
Vai ser um mês de férias que vai saber a pouco, mas para o ano conto ir duas vezes a Portugal: no verão e no Natal.
Até amanhã Portugal! Estou quase aí!

coisas que gosto de fazer nos meus tempos livres

Não tenho muito tempo livre para me dedicar às coisas que gosto de fazer,mas tento pelo menos dedicar sempre algum tempo das minhas folgas a essas coisas.
Adoro ler!Lamento é não ler agora tanto como já li em tempos.
Ainda ontem entrei em duas livrarias de Oxford Street e nem dei pelo tempo passar;quando me apercebi,tinha passado parte da tarde entre prateleiras cheias de óptima literatura!
Era para ter comprado um livro do Jostein Gaarder,mas acabei por não o fazer,pois neste momento já estou a ler dois livros,um em inglês: Atonement de Ian Mc Ewan e um em português: Malinche,de Laura Esquivel.
Geralmente,leio mais é durante as minhas viagens de autocarro de casa para o trabalho e vice-versa.
Também adoro escrever;de escrever no meu diário,que mantenho já há alguns anos e onde estão registados alguns dos momentos mais significativos da minha vida,bons,maus,assim-assim.
Actualmente,estou a escrever o meu 18º diário!Já escrevi mais diário que Miguel Torga escreveu,eh,eh,mas claro que a quali…