Skip to main content

Parece impossível...

Hoje fiquei estupefacta ao ler esta notícia, a propósito de declarações feitas pela Directora Regional de Educação do Norte acerca do que ela considera dever ser o perfil dos professores correctores dos exames nacionais.
Parece que o que é importante para esta senhora é que os alunos tenham sucesso nos exames,ainda que as competências que o aluno deverá demonstrar nas respostas dadas nestes exames não se verifiquem.
Ou seja,pelo que deduzi do que li,os professores que forem corrigir os exames devem dar um 14ou 15 (ou até mais), a um aluno,ainda que na realidade ele tenha feito exame para 8ou9valores!
Mas que bem!
Isto significa que,segundo esta ordem de ideias de nada vale a um aluno aplicado preparar-se para os exames a fundo,uma vez que poderá vir ter a mesma nota que outro que nada andou a fazer durante o ano lectivo.
E significa também que,para efeitos de acesso ao ensino superior,aqueles alunos que consigam alcançar médias de sucesso,mas que não correspondem na realidade ao seu desempenho,conseguirão entrar em cursos para os quais não têm vocação,em detrimento de outros que se prepararam para isso.
É assim mesmo senhora directora!
Acho que assim vale a pena ser aluno numa escola do norte!
O que importa não é que os correctores das provas sejam exigentes e rigorosos nos critérios de correcção das mesmas,o que importa é que sejam correctores que sejam bonzinhos a dar notas!
Realmente o Ministério da Educação está recheado de profissionais de alto calibre!
E eu que falei mal da Manuela Ferreira Leite por ela ter implementado os exames nacionais!
E eu que tive que estudar tanto para os meus exames nacionais e durante o 10º,11º e 12º anos para ter uma média decente...e na altura o grau de dificuldade dos exames era adequado àquele nível de escolaridade.
Este ano,vi o enunciado do exame de português e fiquei estupefacta,pois tenho a certeza que era acessível a um aluno do 9º ano!
Enfim...

Comments

Anonymous said…
os jovens estudantes estão a ser levados par aum beco sem saida opu seha par ao desemprego.
Soninha
Anonymous said…
Os jovens estudantes portugueses estão a ser levados par aum beco sem saida ou seja par ao desemprego.
Soninha

Popular posts from this blog

Alguém sabe onde traduzir certificados aqui em Londres?

Preciso de obter a tradução em inglês dos meus certificados de habilitações,já que me esqueci completamente de tratar disso em Portugal antes de vir para cá.
Agora,tenho uma certa urgência em fazê-lo,porque quero começar a ver de trabalhos ma minha área específica e não sei onde poderei conseguir as traduções.
Penso que no Consulado apenas autenticam e reconhecem traduções,mas não as fazem.
Eu até fazia eu própria a tradução,mas preferia que fosse feita por um tradutor oficial,ou pelo menos poder mostrar a minha tradução a um tradutor de forma a saber se é 100% correcta.
Se alguém souber onde me posso dirigir para fazer isso,agradecia imenso.
Obrigada!

Férias

Acho que nunca fiquei tanto tempo sem ir a Portugal.
Mas amanhã lá estarei, finalmente, oito meses após ter chegado à África do Sul!
Vai ser um mês de férias que vai saber a pouco, mas para o ano conto ir duas vezes a Portugal: no verão e no Natal.
Até amanhã Portugal! Estou quase aí!

coisas que gosto de fazer nos meus tempos livres

Não tenho muito tempo livre para me dedicar às coisas que gosto de fazer,mas tento pelo menos dedicar sempre algum tempo das minhas folgas a essas coisas.
Adoro ler!Lamento é não ler agora tanto como já li em tempos.
Ainda ontem entrei em duas livrarias de Oxford Street e nem dei pelo tempo passar;quando me apercebi,tinha passado parte da tarde entre prateleiras cheias de óptima literatura!
Era para ter comprado um livro do Jostein Gaarder,mas acabei por não o fazer,pois neste momento já estou a ler dois livros,um em inglês: Atonement de Ian Mc Ewan e um em português: Malinche,de Laura Esquivel.
Geralmente,leio mais é durante as minhas viagens de autocarro de casa para o trabalho e vice-versa.
Também adoro escrever;de escrever no meu diário,que mantenho já há alguns anos e onde estão registados alguns dos momentos mais significativos da minha vida,bons,maus,assim-assim.
Actualmente,estou a escrever o meu 18º diário!Já escrevi mais diário que Miguel Torga escreveu,eh,eh,mas claro que a quali…