Sunday, 2 November 2008

Dia dos bolinhos e memórias de infância

Ontem,dia 1 de Novembro,foi Dia de Todos os Santos e também o dia dos bolinhos,pelo menos nalgumas localidades de Portugal,como é o caso da minha (Torres Novas).
Neste dia, as crianças vão de porta em porta ,pedir os bolinhos e as pessoas dão bolos típicos,os chamados bolos de cabeça,chocolates,romãs,frutos secos,às vezes dinheiro,etc.
Quando era criança,eu adorava este dia e logo cedo juntava-me a outras crianças,na aldeia onde os meus avós viviam para irmos bater às portas de todas (ou quase) as casas da aldeia para pedir bolinhos.
Nem toda a gente dava,mas de qualquer maneira,quando chegava a casa ao fim da manhã,levava o meu saco de pano bem recheado de coisas boas,para depois ir comendo aos poucos nos dias seguintes.
Depois de pedir os bolinhos,seguia-se o almoço em família.
Mas sem dúvida que,enquanto criança,o melhor do dia 1 de Novembro era mesmo quando ia pedir bolinhos e fi-lo até aos 11 ou 12 anos.
Tenho saudades desse tempo..

2 comments:

Sofia said...

Onde eu morava faziamos o mesmo mas chamava-se "Pão por Deus".

Patricia said...

Em lisboa nao se fazia nada disso
:(