Tuesday, 11 November 2008

Remembrance Day


Hoje assinala-se o 90ºaniversário do Armistício,que marcou o fim da I Guerra Mundial, em 1918.

Durante a manhã,vi na BBC as comemorações que assinalaram esta data e tiveram lugar em Whitehall.

Nas comemorações estiveram presentes três veteranos de guerra,já muito velhinhos,sendo que o mais novo tem 108 anos!

Digo-vos que fiquei muito emocionada ao ver aqueles três senhores serem ali homenageados de uma forma tão sublime e numa cerimónia que,deu para notar,teve um significado muito grande para eles,em cujas faces estava espelhada a emoção.

Tenho a certeza que,por muitas memórias que possam já ter esquecido,as memórias da guerra estarão ainda muito presentes,a avaliar pelas suas reacções quando os levaram junto do Cenotaph,para colocarem a coroa de flores em memória das vítimas da guerra e quando se fizeram ouvir as marchas e os hinos.

Foi a primeira vez que assisti a estas comemorações,que me tocaram imenso.

Este tipo de homenagens e de comemorações,são de facto grandes iniciativas.

3 comments:

Marshmallow said...

Nós lá na escola também fizemos os dois minutos de silêncio. E foi comovente ver os mais pequeninos, todos sentadinhos no chão do Hall, tão caladinhos...

Deda said...

Eu também fiquei, sobretudo com o documentário da BBC com mais velho veterano (acho que tem 112 anos).

Patricia said...

Aqui nos Portugales não deram muito destaque. Apareceu sim uma imagem do Cenotaph e logo depois passaram para o Sarkozy etc. Ainda deu pra ver um enorme cemitério cheio de cruzes brancas que não sei a onde fica. E foi só. Acho que talvez por PT n ter entrado na 2º guerra, se calhar nao dao o devido valor a estas coisas. Mesmo assim deu pra relembrar o Cenotaph que passei por lá em Setembro ... tenho saudades :(