Skip to main content

2008-O ano em revista (na minha perspectiva)

No último post do ano,lembrei-me de fazer uma análise sobre o ano de 2008 em Portugal,assim em jeito de último telejornal do ano,onde se faz uma resenha dos acontecimentos mais relevantes e marcantes do ano que acaba.
Aqui vou então apresentar a minha perspectiva pessoal sobre diferentes acontecimentos,em diferentes áreas.
Acho que vai ser o post mais longo e talvez o mais chato que aqui escrevo,mas achei interessante escrever sobre o assunto.
Então,aqui vai:

Começo pela arte e cultura:festejou-se o centésimo aniversário do cineasta Manuel de Oliveira,que apesar da idade,continua com uma lucidez e uma vontade de viver e realizar projectos que é,sem dúvida, de admirar.
Não sou fã dele,mas não deixa de merecer a minha admiração.
Ainda nesta área,a adaptação ao cinema do livro de Saramago Ensaio sobre a cegueira,que parece estar a fazer sucesso e cuja concepção e forma como a obra foi adaptada ao cinema parece ter sido muito bem conseguida.

No que respeita à economia,o acontecimento mais marcante foi o credit crunch e a crise financeira que afectou todo o mundo e já levou ao colapso e falência de bancos e empresas e,consequentemente, ao despedimento de milhares de pessoas.
Portugal,não foi excepção e bancos como o BPN e o BPP já levaram a que muitas poupanças e investimentos evaporassem.
O Sócrates veio dizer na mensagem de Natal que 2009 vai ser difícil,por causa desta crise que se abateu sobre as economias mundiais.
Difícil,mas não deve ser para ele,que até vai poder começar o ano com guarda-roupa renovado;pois os ministros,amiginhos ofereceram-lhe um gift card de 2500euros para gastar e roupa,na Fashion Clinic!

Na política,tivemos o nosso PM eleito o sexto homem mais elegante do MUNDO!
Antes desta nomeação,O PM recebeu ainda em Portugal o amigo venezuelano Chávez e o seu partido parece continuar a ter a maioria das intenções de voto.
No que respeita à oposição,acho que o ano fica marcado pelos discursos polémicos de Manuela Ferreira Leite e pela apresentação de Santana Lopes como candidato pelo seu partido à Câmara de Lisboa.

No que à Justiça diz respeito,assistiu-se à continuação do julgamento do processo Casa Pia,capítulo não sei quantos,que continua sem fim à vista e que acho que nunca será conclusivo.

No campo da Saúde,refiro o facto de parecer que os médicos, nas urgências,vão passar a receber assim um bocadinho menos à hora.

A nível da Sociedade,em geral,registou-se um aumento da criminalidade e deliquência.
Rara foi a semana em que não li sobre assaltos a bancos,lojas,crimes violentos, assaltos através de carjacking,etc.
Inicialmente,o governo dizia que eram apenas casos isolados,mas parece que agora a opinião já é outra,dada a quantidade de situações verificadas nos últmios meses e sendo que o filho do PM também foi assaltado.

E ainda falta... a educação (é o último).
O ano ficou marcado pelas sucessivas manifestações de professores contra o modelo de avalição a que a ministra os quer submeter.
A ministra disse que não cedia, mas,perante a insistência dos professores em não recuar com a luta, a senhora lá decidu fazer algumas alterações ao modelo.
No entanto,tal avaliação pressupõe uma grande quantidade de trabalho burocrático por parte dos professores,que lhes ocupa muito tempo e que faz com que se debatam com dificuldades de gestão do tempo que têm para realizar essa componente burocrática do processo e ainda prepararem as aulas e leccionarem os programas das disciplinas.
Por outro lado,verificou-se o cresciento da violência em ambiente escolar.
Ficou famoso o caso da aluna que agrediu uma professora por causa de um telemóvel apreendido e cuja situação foi gravada pela turma e colocada no Youtube.
E agora,há pouco tempo,também foi colocado no Youtube um vídeo com alunos a ameaçar uma professora com ua pistola de plástico.
Confrontados com o sucedido,os alunos em questão disseram que foi apenas uma brincadeira e os pais também disseram que foi apenas isso...
A educação deveria começar em casa;mas,se tal não se verifica,depois crescem e adoptam estes comportamentos delinquentes e de desrespeito pela autoridade.
De referir,ainda,os Magalhães, que o Sócrates ofereceu a várias crianças!

Pronto,fico-me por aqui,pois já devem ter apanhado uma valente seca!

Bom Ano!!

Comments

superior said…
A friend told me this place I have been looking for, I come, it turned out, I have not disappointed, good Blog!
runescape money

Popular posts from this blog

Alguém sabe onde traduzir certificados aqui em Londres?

Preciso de obter a tradução em inglês dos meus certificados de habilitações,já que me esqueci completamente de tratar disso em Portugal antes de vir para cá.
Agora,tenho uma certa urgência em fazê-lo,porque quero começar a ver de trabalhos ma minha área específica e não sei onde poderei conseguir as traduções.
Penso que no Consulado apenas autenticam e reconhecem traduções,mas não as fazem.
Eu até fazia eu própria a tradução,mas preferia que fosse feita por um tradutor oficial,ou pelo menos poder mostrar a minha tradução a um tradutor de forma a saber se é 100% correcta.
Se alguém souber onde me posso dirigir para fazer isso,agradecia imenso.
Obrigada!

Férias

Acho que nunca fiquei tanto tempo sem ir a Portugal.
Mas amanhã lá estarei, finalmente, oito meses após ter chegado à África do Sul!
Vai ser um mês de férias que vai saber a pouco, mas para o ano conto ir duas vezes a Portugal: no verão e no Natal.
Até amanhã Portugal! Estou quase aí!

coisas que gosto de fazer nos meus tempos livres

Não tenho muito tempo livre para me dedicar às coisas que gosto de fazer,mas tento pelo menos dedicar sempre algum tempo das minhas folgas a essas coisas.
Adoro ler!Lamento é não ler agora tanto como já li em tempos.
Ainda ontem entrei em duas livrarias de Oxford Street e nem dei pelo tempo passar;quando me apercebi,tinha passado parte da tarde entre prateleiras cheias de óptima literatura!
Era para ter comprado um livro do Jostein Gaarder,mas acabei por não o fazer,pois neste momento já estou a ler dois livros,um em inglês: Atonement de Ian Mc Ewan e um em português: Malinche,de Laura Esquivel.
Geralmente,leio mais é durante as minhas viagens de autocarro de casa para o trabalho e vice-versa.
Também adoro escrever;de escrever no meu diário,que mantenho já há alguns anos e onde estão registados alguns dos momentos mais significativos da minha vida,bons,maus,assim-assim.
Actualmente,estou a escrever o meu 18º diário!Já escrevi mais diário que Miguel Torga escreveu,eh,eh,mas claro que a quali…