Sunday, 27 April 2008

O que é nacional é bom

Parece que é quando estamos longe que damos mais valor ao que é nosso e que nos apercebemos mais da nossa riqueza cultural.
Em Portugal podemos não ter muitas oportunidades a nível profissional ou perspectivas de construir uma sólida carreira profissional e por isso saímos de Portugal para termos um futuro e uma vida melhores.
Todavia,temos muita coisas dignas de valor e de prestígio no nosso belo país,desde o clima,a gastronomia,as praias.
Depois temos todo o nosso passado áureo,nomeadamente a época quinhentista,em que contribuimos para a descoberta e colonização de vários países.
Mas este post vem a propósito de eu me ter apercebido,já há algum tempo,que valorizamos mais o que é nosso quando estamos longe.
A música é um exemplo.
Gosto de música portuguesa,mas quando estava em Portugal só costumava ouv-la quando passava na rádio.
Mas aqui ouço bastante música portuguesa, praticamente todos os dias:no autocarro ou no metro nas viagens de ida e volta para o trabalho,quando chego a casa e também tenho a sensação que agora as nossas rádios também passam música portuguesa com alguma frequência.
E a música é apenas um exemplo do que acabei de dizer.
Defendemos com muito mais afinco a nossa propriedade e riqueza culturais fora do nosso país,mas ainda bem que é assim.
É um orgulho para mim quando às vezes aqui em Londres me deparo com o que é nosso,como é o caso de um quadro de Paula Rêgo em exposição na National Portrait Gallery,um painel em azulejo (na estação de Hyde Park Corner), ilustrando um serviço de prata portuguesa do século XIX e saber que o protagonista do musical We will rock you,em exibição no Dominion Theatre é um actor português,Ricardo Afonso.


Saturday, 26 April 2008

Gostava de ter estado presente...

Ontem gostava muito de ter podido ir ao jantar de bloguistas,mas um imprevisto de última hora fez com que não pudesse aparecer para conhecer finalmente quem escreve os blogs que visito diariamente.
Espero que para a próxima possa ir.
Pelo que já li,foi um convívio muito divertido e que reuniu bastantes tugas de Londres.

O fim-de-semana para mim só agora começou,o que significa que só tenho amanhã folga,ao contrário do que este fim-de-semana se passa em Portugal,que para muitos é de três dias!

Thursday, 24 April 2008

teorias da Naomi


E já que estou numa de falar de gossips,também li que a Naomi Campbell,que há tempos foi detida por ter atirado com algo à cara de um polícia no aeroporto de Heathrow,por ter visto a sua bagagem desaparecida,diz estar a pensar em se submeter a terapia para a ajudar a controlar o seu temperamento um pouco difícil.
Mas ainda assim diz ela que é uma pessoa calma e que realmente gosta de voar.
E também diz que voar lhe transmite uma sensação de calmaria e descontracção (realmente,nota-se a avaliar pela atitude dela no aeroporto,ninguém diria) e diz ainda que no ar ninguém a pode alcançar,pois,no ar não, mas uma vez em terra podem e foi o que aconteceu lá no aeroporto,prenderam-na.
Mais à frente revela ainda que não se importa com o facto de lhe chamarem bitch,até porque ,segundo definição da própria Naomi, a bitch is someone defending their rights,i'm a fighter.
O.K Naomi,se tu o dizes...

Wednesday, 23 April 2008

O drama,o horror,o degredo da Amy


Esta Amy parece que é mesmo uma desgraça,em parte devido às substâncias que consome,parece-me.

Pouco conheço dela,mas pelo que já li dela,parece que a sua carreira musical até é bastante interessante,já ganhou uns prémios,vende bem,mas a nível pessoal é que parece que a moçoila não é muito afortunada.

Segundo também já li,o namorado ou marido esteve/está preso e ela parece que consome droga em quantidades generosas,que depois a levam a fazer coisas bem deprimentes.

Hoje o The London Paper publicou umas fotos dela tiradas a noite passada em que ela foi apanhada em figuras bastante deprimentes,desde ir contra os postes,tentar entrar em casa através da porta da garagem ,com um ar completamente pedrado,enfim,deve ter sido uma noite muito animada,pelo menos para os paparazzi.

Parece-me que ela precisa de ajuda psiquiátrica com uma certa urgência.







Monday, 21 April 2008

Parques

Andei a passear em Regent's Park há uns dias.
Há imensos parques em Londres,mas não conheço ainda muitos.
Contudo são óptimos sítios para ir passear e para descontrair e libertar a tensão do dia-a-dia.
É só escolher um parque,levar um lanchinho,um livro e o leitor de mp3 e passa-se uma ou duas horas bem sossegadas,apenas a contemplar a natureza: as árvores,agora em flor,que proporcionam uma imagem bem bonita de se ver,as flores,os lagos e os esquilos,sempre a fazer a sua rápida passagem por entre as árvores e arbustos.
Mas também é óptimo aproveitar os parques para praticar desporto,seja andar de bicicleta,de patins,correr,jogar à bola,etc;sendo que nalguns há mesmo campos reservados à modalidade e também com campos para jogar ténis,etc.
Uma pessoa nestes parques situados no meio da cidade,até se esquece que está numa cidade tão grande e movimentada como Londres,porque se respira e goza uma imensa calma e silêncio e ar puro.
Mas,como dizia no início do post,há poucos dias fui até Regent's Park,já que tinha lido,nos blogs que visito,que era um parque a visitar por ser muito bonito e a descrição e a localização do parque,bem como as fotos que vi,fizeram com que fosse lá.
Gostei bastante do parque;é enorme,tem lindas paisagens,lindas flores e fontes,espaços para fazer uns lanchinhos,tem uns coffee shops lá no meio e um amplo espaço para praticar desportos também.
Depois,chegando-se ao final do parque,encontramos o London Zoo.apesar de ainda não ter ido lá.
Fartei-me de andar,pois o parque é enorme,mas deu para descontraír e apanhar ar puro.
Dos parques que já visitei,o Regent's Park e Hyde Park são os maiores até agora.






















Saturday, 19 April 2008

jantar

Foi uma óptima ideia a de levar a esparguete à bolonhesa a gratinar no forno pois ficou óptima.
Para a próxima,vou voltar a fazer assim,pois fica muito mais saborosa.

lides domésticas

Esta tarde andei a dedicar-me às lides domésticas,às quais só tenho tempo de me dedicar ao fim de semana.
Lavei e estendi roupa e acho que me vou tornar consumidora do detergente líquido Bold,que cheira muito bem e deixa um cheiro óptimo na roupa.
Também fui às compras de supermercado,pois ainda que não me esteja a apetecer muito cozinhar,vou ter cá uma colega para jantar,por isso lá vai ter que ser.Vou fazer esparguete à bolonhesa,mas desta vez depois de estar pronta,vou colocá-la num pyrex,adicionar-lhe natas e queijo ralado e levar ao forno para gratinar.
Acho que assim vai ficar ainda melhor.

Friday, 18 April 2008

resumo do dia

Dia cansativo o de ontem...
Para além do trabalho,na minha hora de almoço fui a uma entrevista para um trabalho que consiste em inquirir as pessoas sobre hábitos de consumo e sábado lá vou começar.
O que significa que...there's no weekend for me...
Bem,ainda vou ficar com 2f para descansar,pois não irei trabalhar.
Mesmo assim,vamos ver como vou aguentar tanto trabalho,semana e fim-de-semana;apesar deste do call centre ser só por2ou3semanas,para ganhar mais uns pounds.
Estarei a ficar muito agarrada ao dinheiro?
Por falar em dinheiro,ontem achei 20euros,eh,eh.
Esta gente aqui perde muito dinheiro,já é a 2ªvez que acho dinheiro;devem ter os bolsos rotos,não sei.Mas os 20euros devem ter sido perdidos por algum turista mais distraído.
Aqui os ingleses não gostam é muito das moedas de 1,2 e 5pences e por isso atiram-nas fora,sendo muito frequente encontrá-las no chão,eles devem achar que só estorvam na carteira e livram-se assim delas.


Ontem,no underground ia ficando presa na porta,só para não ter que esperar pelo próximo comboio.
Eu a entrar e a porta já a fechar-se!Eu entrei à tangente,mas a minha mala ficou presa e por mais que a puxasse,não conseguia.Mas enfim,a porta lá abriu e ficou tudo bem.

Monday, 14 April 2008

Perto de Leicester Square e do Soho, em Charing Cross Road,existem imensas livrarias e muito facilmente uma pessoa entra lá dentro e perde a noção do tempo,dada a imensidão de livros de todos os géneros que existem ali,bem como as próprias livrarias em si,algumas direccionadas especificamente para várias áreas,outras de carácter geral,alfarrabistas,enfim,há para todos os gostos.
Em Cecil Court,uma rua pequena e estreita há livrarias que vendem livros em segunda mão,uma outra que é uma livraria italiana e para quem se interesse pelo tema,há uma livraria que se dedica à literatura das ciências ocultas.
Gostei particularmente duma que fica já quase em Soho, (Lovejoys bookshop) que tem livros,DVDs e CDs a preços baratíssimos,desde £1.50!!Verdade!
Encontram-se lá livros sobre cinema, história,filosofia,obras da antiguidade clássica,etc.
Também há uma grande oferta de filmes de vários géneros,desde os clássicos do cinema mudo,até westerns,ficção científica,suspense,terror...
E os preços,como referi,são bastante interessantes!
Vale a pena ir até lá.


E no passado fim-de-semana numa visita à National Portrait Gallery deparei-me com a exposição fotográfica Modern Muses,da autoria de Bryan Adams.
Só o conhecia como cantor,não fazendo a mais pequena ideia de que também se dedicava à fotografia!

luxo e glamour

Sei que eu,à semelhança do comum dos mortais apenas posso contemplar o luxo e o glamour de certas zonas residenciais aqui de Londres,mas não posso negar que quando passo ali para os lados de Bond Street, My Fair, Belgrave,Sloane Square...não consigo deixar de imaginar como seria chic viver numa daquelas casas sumptuosas ou dormir numa suite dos hotéis ali existentes!
Enfim,sonha Margarida,sonha.
Já me dou por satisfeita poder comprar um apartamento em Portugal,confortável, situado num local com uma vista bonita.
Não preciso de nenhuma mansão,mas claro que uma pessoa estando numa cidade como esta,onde o luxo e a ostentação são tão visíveis nalguns sítios,não pode deixar pensar nem que seja por escassos minutos nessa distante possibilidade...



descobrindo a área onde moro

Mudei-me no início do ano para Bow,que fica em East London,perto de Stratford,contudo,apesar de já estar a morar neste sítio há 3 meses,devo confessar que ainda não conheço muito bem a zona e que vou descobrindo sítios úteis que podia já ter descoberto antes.
Senão,vejamos,hoje fui passear para os lados de Poplar e Canary Wharf,que ficam bem pertinho do sítio onde vivo,e quando ia no autocarro descobri um Lidl,que fica a uns 10minutos de autocarro.
Incrível,quando a última vez que fui ao Lidl fui até cascos de rolha,uma vez que desconhecia este,tão perto de mim.
Descobri também a existência de uma pista de Karting,mesmo ali ao lado e fiquei com vontade de ir experimentar um dia destes.
E também não muito longe,descobri que fica o Billisgate market,que vende peixe fresco,algo que eu há muito não como.
O único problema é que parece que,para conseguir apanhar o tão desejado peixe é preciso ir para lá de madrugada,tipo às 5 ou 6 da manhã.
Mas também,não se pode ter tudo,não é?


Friday, 11 April 2008

Finalmente

Finalmente é fim-de-semana!Esta semana custou a passar,mas já está.Este fim-de-semana vai ter dois dias mais um!E por isso,segunda-feira também vai ser dia de folga,que vou aproveitar para tratar de uns assuntos pendentes há já algum tempo.Vou ver se trato de me inscrever para um GP e também ver se peço o housing benefit,afinal se puder usufruir desse benefício,sempre é mais esse dinheirito que vai para a poupança,eh,eh.E também quero ir entregar uns cv em escolas de línguas.No fim-de-semana propriamente dito vou tentar dedicar-me às limpezas e a passar roupa a ferro,pois já tenho um monte dela para passar!E tomar vários banhos prolongados,já que a semana que passou a modos que andei a tomar banho à moda dos tempos dos nossos avós,a aquecer aguinha no fogão para tomar banho,uma vez que o aquecimento decidiu dar o berro e só hoje foi arranjado.Foi muito desconfortável tomar banho assim,mas foi o melhor que se arranjou.E como um azar nunca vem só,ainda entupiu o lava-loiças,que também teve que ser arranjado.Mas agora já está tudo ok.Para além das tarefas domésticas,vou tentar dedicar-me à leitura do livro que achei hoje: Killing me softly.
Parece ser interessante e,se não me engano,acho que já vi um filme com o mesmo título,que provavelmente será uma adaptação deste livro.Tenho a ideia de que nesse filme entra a Gwyneth Paltrow como protagonista.Penso que sim,mas a Restelo,que é a tuga em Londres especialista em cinema é que saberá certamente se é assim ou não.
Para além da leitura,vou também dedicar-me a ver a episódios de Friends e do Lost.

Thursday, 10 April 2008

poemas

Hoje decidi colocar aqui no blog umas coisas que escrevi há já algum tempo.Digo eu que são poemas e escrevi-os numa altura em que estava apaixonada,muito apaixonada.Dessa paixão,resta a amizade,que felizmente persiste e os poemas e ainda os diários que me trazem a recordação de uma paixão e de um amor que jamais irei esquecer.



Caminhando pela praia deserta


Caminhando pela praia deserta recordo
Aquela noite gélida e lágrimas de saudade
Vertem dos meus olhos,que não escondem
A tristeza que me vai na alma
Por estar aqui, longe de ti…
Neste momento de uma recordação
Bem guardada no meu coração
E também no teu coração
A lembrança da noite que
Parecia uma ilusão desperta
Em mim todo o amor que sinto por ti
Faz-me recordar o sentido que
A minha vida encontrou
Após ter-te conhecido
E faz-me recordar como
Trazes sol ao meu dia
Mesmo numa tarde sombria
Sob uma fria noite de luar…


Sob uma fria noite de luar
estrelas cadentes caíam sobre o mar
assistindo durante a sua queda
a uma apaixonante descoberta…

Sobre o pontão da mágica praia eu
Caminhava envolvida pelo carinho
Do teu abraço e a luz do farol que
iluminava o nosso caminho

iluminou também o meu coração
que tinha acabado de ser dominado
por uma avassaladora paixão…

o meu amor por ti nasceu naquele
momento inesquecível,naquela
mágica noite de luar.

Monday, 7 April 2008

descobri há pouco tempo este local













Há uma semana atrás,descobri,finalmente onde fica um dos locais que aparecem no filme Closer!
Já sabia que ficava em St Paul's,mas da primeira vez que lá andei,não consegui dar com o local.
Afinal,não era assim tão difícil de encontrar.
Fica perto da catedral de St Paul's e perto do Museum of London.
Quando vi o filme achei aquele pequeno jardim (com os azulejos com memoriais em homenagem a pessoas comuns que salvaram a vida de outros,sacrificando as suas próprias vidas),muito interessante e por isso decidi ir lá.
À segunda tentativa lá encontrei o local.

Sunday, 6 April 2008

afinal nevou!

Desta vez as previsões bateram certo e esta manhã nevou mesmo a valer!Se eu tivesse acordado mais cedo ainda poderia ter tirado umas fotos mais espectaculares,mas como acordei quase ao fim da manhã,já não vi mesmo tudo branco.Realmente o tempo aqui é mesmo inesperado;depois da semana de Primavera que esteve,com sol e temperatura agradável,de repente,ficou outra vez imenso frio ao ponto de hoje ter nevado toda a manhã!Que tempo doido!Bem e por falar em doidos,hoje foi o dia do cortejo de transporte da chama olímpica aqui em Londres,que ficou marcado por várias confusões,desde o início da parada.Li que a polícia deteve várias pessoas,sobretudo manifestantes que apelavam ao boicote dos jogos olímpicos por parte do governo britânico e também manifestantes protestando contra o desrespeito dos direitos humanos no Tibete.Entre os vários distúrbios ocorridos,destaca-se a tentativa de alguns tentarem apagar a chama olímpica com extintores,enquanto outros tentaram arrancar a tocha das mãos de quem a transportava.Parece que a confusão foi mais que muita!Eu era para ir ver,mas dado o frio que se fazia sentir decidi antes ficar em casa e acho que foi o melhor que fiz,pois dada a confusão que se instalou durante o percurso,penso que se teve que alterar o percurso inicialmente previsto e isso deve ter provocado atrasos.De qualquer forma acho que o cortejo,que começou em Wembley,terminaria em North Greenwich.Já agora e por falar em Wembley,lembrei-me da notícia que li online na página de uma agência de notícias e que dizia que o cortejo começara no estádio de Wimbledon,no norte de Londres.Pois,se calhar não era má ideia que os senhores jornalistas, antes de publicarem uma notícia confirmassem primeiro se a mesma está bem redigida,se não contém erros factuais e erros gramaticais e se as fontes são seguras.Até porque Wimbledon se situa no sul (sudoeste) de Londres e Wembley,onde o cortejo teve início é que se situa a Norte (noroeste) de Londres.

afinal nevou!












compras em stockwell


Ontem aproveitei a tarde para ir até stockwell comprar umas coisitas.
Antes de ontem,só lá tinha ido uma vez com um amigo,pouco depois de ter chegado a Londres,por isso já não fazia a mínima ideia qual era a zona onde ficavam os mini-mercados,mas não me perdi,uma vez que fui de autocarro e saí mesmo na rua exacta.
A viagem de autocarro até lá é que foi bem longa e tive que apanhar mais de um autocarro até lá.
Só do sítio onde eu moro,em Bow (East London), até Victoria,trajecto da primeira parte da viagem,foi uma hora.
Chegando a Holborn,havia abrandamento do trânsito,devido a obras na via e depois em Oxford Street o abrandamento ainda foi maior,Sábado à tarde já se sabe.
E depois até chegar a Victoria o autocarro ainda passou por New Bond Street (onde há aquelas lojas e hotéis chiques;Green Park,Hyde Park e só então Victoria,onde apanhei o segundo autocarro até stockwell.
Saí mesmo na rua portuguesa,por assim dizer,pois ali praticamente só ouvi falar português.
Fui ao mini-mercado Lisboa e um outro que não me lembro o nome.
Comprei umas coisitas,tais como queijo,atum,rissóis,nestum,pudins,batatas,etc.
No próximo fim-de-semana talvez vá lá fazer mais umas compritas.
Hoje comprei só umas coisitas,mas mesmo assim ainda gastei umas libras,pois comprar os nossos produtos aqui sai muito mais caro,como é evidente;mas pelo menos agora já posso matar saudades de umas coisitas.




Friday, 4 April 2008

bom tempo!!

Esta semana têm estado uns dias primaveris,aliás,hoje e ontem até acho que as temperaturas subiram consideravelmente;mas, segundo as previsões meteorológicas,domingo vai estar muito frio e prevê-se queda de neve!Espero que as previsões estejam erradas,pois estes dias de sol estão a agradar-me bastante.

uma semana de passe à borla

Hoje encontrei no meu trabalho um oyster card.
Guardei-o,esperando que quem o tivesse perdido o viesse reclamar.Mas,entretanto,fui fazer uma outra coisa e esqueci-me de avisar os meus colegas se por acaso alguém procurasse por um oyster card,para mo pedir.
Algum tempo depois umas das minhas colegas comentou comigo que um cliente tinha vindo à procura do cartão que eu achara!
Oops,pensei,parece que o cartão deve ter valor,ou não teriam vindo reclamá-lo.
Naquela altura já era tarde de mais para que pudesse devolvê-lo ao dono e como tal,ficou para mim.
Quando saí fui logo ver se tinha saldo e eis que me deparei com um saldo bem jeitosinho:quase £25!!
Bem bom,para a semana já poupo algum,uma vez que não vou precisar comprar passe.





Thursday, 3 April 2008

escola

Um aspecto que eu acho bastante curioso aqui em Inglaterra é o facto de as crianças e jovens irem para a escola tão leves!
Percebe-se que estão a ir ou a vir da escola,por causa do uniforme,já que alguns deles não andam de mochila nem andam com os livros debaixo do braço;os que usam mochila,têm mochilas bem pequenas e imagino que dentro delas levem só aquilo que é mesmo importante.
Aqui eles devem apenas levar para casa só mesmo o indispensável para estudar e se não for preciso nem levam nada.
Não deve ser nada como em Portugal em que se tem livros e livrinhos para todas as disciplinas e muitas vezes mal se usam.
E depois,cadernos diferentes para todas as disciplinas,mais a mochila com o equipamento para a aula de educação física,enfim,os miúdos em Portugal transportam um peso doido às costas e tal podia ser evitado se existisse um modelo diferente de organização do ensino e da aprendizagem.
Mas aqui,o sistema de ensino deve estar organizado de forma a que os alunos façam a maior parte do seu estudo enquanto estão na escola,para que depois do fim do dia de aulas tenham o tempo disponível para se poderem dedicar a outtro tipo de actividades desportivas,culturais e lúdicas.





Wednesday, 2 April 2008

E em Portugal o "Verão" já se faz sentir!

Enquanto aqui em Londres a Primavera ainda só se manifesta muito timidamente,em Portugal parece que esta semana têm estado uns dias mais que primaveris!
E amanhã,no centro,a temperatura poderá chegar aos 25º ou mais!
O que significa que já muita gente deve andar a aproveitar estes dias para umas visitas à praia.
Significa também que começou para muitos,mas mais para muitas as dietas para preparar o corpo para o Verão e para o novo bikini.
Nesta altura já se sabe que todas as revistas femininas começam a apresentar os seus suplementos de verão com receitas milagrosas para quem precisa livrar-se em pouco tempo dos quilos a mais que armazenou durante o Inverno.
Mas há que lembrar que ainda agora estamos em Abril e que,como diz o nosso ditado popular; Abril,águas mil e que geralmente assim costuma ser em Abril.
Mas o que é certo é os primeiros dias do verão antecipado já se estão a fazer sentir no nosso país e que agora até apetecia era mesmo poder ir passar o próximo fim-de-semana a Portugal,pois o bom tempo parece que se vai manter pelo menos até domingo´.