Sunday, 31 January 2010

Bens essenciais



Hoje estive cerca de 2 horas sem luz.
Foi a primeira vez em quase um ano nesta casa, que tal aconteceu.
Mas quando estas avarias ocorrem, dá para perceber como somos tão dependentes de bens como a electricidade,água e afins.
E quase nem nos lembramos que somos privilegiados,porque no tempo dos nossos avós esta maravilha não era para todos.E agora,às vezes,até desperdiçamos.
Aqui em casa,quase todos os dias tenho que andar a apagar luzes em plena luz do dia e a fechar torneiras a pingar!
Mas pronto, tudo isto para dizer que foram duas horas sem poder fazer nada,porque, logo por azar,gastei as velas que tinha e hoje, que tinham sido mesmo necessárias,não havia!
Amanhã vou já comprar. Assim, caso volte a acontecer,estou precavida.

Thursday, 28 January 2010

Palavrões

Já estou a dar aulas de português a algumas pessoas há uns meses,mas só ontem é que pela primeira vez ensinei a dois deles algumas palavras feias e a pedido deles.

Tuesday, 12 January 2010

Friiiiiooooo

Antes (costuma ser assim)



Agora (há mais ou menos uma semana)!

Pessoas

Miep Gies, uma das pessoas que ajudou a família de Anne Frank a manter-se escondida dos nazis durante 2 anos e que encontrou o seu diário, morreu ontem, aos 100 anos.

Friday, 8 January 2010

Lixo?Nem por isso!

Hoje encontrei no lixo um relógio ainda dentro da caixa e uns cestos ovais muito giros e funcionais.
Encontrei no lixo de uma loja (a Clinton's) perto do sítio onde trabalho. Eles deitam imensas coisas que não vendem para o lixo e hoje aquelas coisas estavam ali mesmo à vista e decidi aproveitar,pois não eram de desperdiçar e dão jeito.

Transportes

Este ano abusaram um bocado no aumento do preço dos transportes:o passe semanal do autocarro aumentou de £13.80 para £16.60!!
Foi assim um bocadinho de mais.

Neve e gelo

Já foi na 3f à noite que nevou,mas até agora a neve e o gelo ainda não derreteram e parece que tal não vai acontecer tão cedo.
Cada vez que saio de casa para descer a minha rua,vou com 1001 cuidados para evitar caír e ir por ali abaixo.É que agora é mais gelo do que neve, o que torna a caminhada mais difícil e perigosa.
Eu até gosto de neve,mas já estou um bocadinho farta.

Tuesday, 5 January 2010

Aprender

Hoje iniciei um curso de grego clássico para rever e consolidar o que aprendi na universidade.É que,apesar de a minha licenciatura me permitir ensinar também grego,além de português e latim,eu nunca tive a chance de ensinar grego e por isso há muita coisa que já não está bem presente na minha memória.
Fiquei bastante surpreendida com o facto de haver tantas pessoas interessadas em aprender grego clássico,pois há vários módulos e pelo que me pareceu,todos preenchem a totalidade das vagas.
Surpreendeu-me, também, o facto de muitos dos alunos serem pessoas já com mais de 50 ou 60 anos e ver o seu entusiasmo e motivação para aprender.
Acho bastante positivo haver este incentivo à aprendizagem ao longo da vida,através dos subsídios que o governo concede às instituições de ensino,permitindo a estas pessoas continuarem a aprender e tendo que pagar apenas uma quantia simbólica.
Assim estão ocupadas,aprendem e continuam a exercitar as suas capacidades intelectuais,fazem amizades e combatem a solidão.