Skip to main content

Primeira semana

Passada quase uma semana desde que cheguei a Pretória, posso dizer que estou a gostar.
Tive uma ótima receção; os meus colegas e coordenador são espetaculares e têm sido impecáveis.
Todos estão cá há imenso tempo e gostam muito de aqui estar e por isso, espero também eu ficar por cá.
O tempo está sempre bom e segundo ouvi, o inverno é um pouco frio, mas faz sol quase sempre.
O maior inconveniente para mim são mesmo os transportes, cuja rede é pouco desenvolvida. Vou optar pela UBER para as minhas deslocações, uma vez que não tenho carro nem carta, embora esteja a pensar seriamente em tratar de a tirar, porque ter carro aqui dá muito jeito.
Nesta primeira semana tenho andado sempre com os meus colegas, que me vêm buscar e trazer a casa.
No mesmo dia em que cheguei, arranjei logo casa! Já tinha alojamento marcado para as duas primeiras noites também; isto graças ao coordenador, que tratou destas coisas antes de eu chegar.
Existe um grande espírito de entreajuda e aproximação entre o pessoal que trabalha nesta coordenação de ensino de português no estrangeiro, o que é imprescindível para que haja uma plena integração, na minha opinião.
Ontem já tive o meu primeiro evento, que foi um jantar oferecido pela casa social da Madeira. Foi muito divertido e animado e deu para conhecer mais alguns colegas que trabalham em Joanesburgo.
Foi uma semana cheia, com algumas reuniões e muita informação para apreender, muitos documentos e papelada para organizar, malas para desfazer, arrumações, compras de supermercado...
A casa que aluguei é pequena, mas muito acolhedora e está em ótimas condições.Tudo é novo ou praticamente novo. É um condomínio fechado, mas a maioria das casas aqui são assim.
O senhorio é um porreiro, e o que não tinha cá em casa, pedi e ele tratou logo de providenciar.
Por todas estas razões, posso fazer um balanço muito positivo da minha primeira semana aqui e penso que vou realmente gostar de viver e trabalhar na África do Sul!

Comments

Popular posts from this blog

Alguém sabe onde traduzir certificados aqui em Londres?

Preciso de obter a tradução em inglês dos meus certificados de habilitações,já que me esqueci completamente de tratar disso em Portugal antes de vir para cá.
Agora,tenho uma certa urgência em fazê-lo,porque quero começar a ver de trabalhos ma minha área específica e não sei onde poderei conseguir as traduções.
Penso que no Consulado apenas autenticam e reconhecem traduções,mas não as fazem.
Eu até fazia eu própria a tradução,mas preferia que fosse feita por um tradutor oficial,ou pelo menos poder mostrar a minha tradução a um tradutor de forma a saber se é 100% correcta.
Se alguém souber onde me posso dirigir para fazer isso,agradecia imenso.
Obrigada!

Férias

Acho que nunca fiquei tanto tempo sem ir a Portugal.
Mas amanhã lá estarei, finalmente, oito meses após ter chegado à África do Sul!
Vai ser um mês de férias que vai saber a pouco, mas para o ano conto ir duas vezes a Portugal: no verão e no Natal.
Até amanhã Portugal! Estou quase aí!

coisas que gosto de fazer nos meus tempos livres

Não tenho muito tempo livre para me dedicar às coisas que gosto de fazer,mas tento pelo menos dedicar sempre algum tempo das minhas folgas a essas coisas.
Adoro ler!Lamento é não ler agora tanto como já li em tempos.
Ainda ontem entrei em duas livrarias de Oxford Street e nem dei pelo tempo passar;quando me apercebi,tinha passado parte da tarde entre prateleiras cheias de óptima literatura!
Era para ter comprado um livro do Jostein Gaarder,mas acabei por não o fazer,pois neste momento já estou a ler dois livros,um em inglês: Atonement de Ian Mc Ewan e um em português: Malinche,de Laura Esquivel.
Geralmente,leio mais é durante as minhas viagens de autocarro de casa para o trabalho e vice-versa.
Também adoro escrever;de escrever no meu diário,que mantenho já há alguns anos e onde estão registados alguns dos momentos mais significativos da minha vida,bons,maus,assim-assim.
Actualmente,estou a escrever o meu 18º diário!Já escrevi mais diário que Miguel Torga escreveu,eh,eh,mas claro que a quali…