Sunday, 17 April 2016

Primeira semana

Passada quase uma semana desde que cheguei a Pretória, posso dizer que estou a gostar.
Tive uma ótima receção; os meus colegas e coordenador são espetaculares e têm sido impecáveis.
Todos estão cá há imenso tempo e gostam muito de aqui estar e por isso, espero também eu ficar por cá.
O tempo está sempre bom e segundo ouvi, o inverno é um pouco frio, mas faz sol quase sempre.
O maior inconveniente para mim são mesmo os transportes, cuja rede é pouco desenvolvida. Vou optar pela UBER para as minhas deslocações, uma vez que não tenho carro nem carta, embora esteja a pensar seriamente em tratar de a tirar, porque ter carro aqui dá muito jeito.
Nesta primeira semana tenho andado sempre com os meus colegas, que me vêm buscar e trazer a casa.
No mesmo dia em que cheguei, arranjei logo casa! Já tinha alojamento marcado para as duas primeiras noites também; isto graças ao coordenador, que tratou destas coisas antes de eu chegar.
Existe um grande espírito de entreajuda e aproximação entre o pessoal que trabalha nesta coordenação de ensino de português no estrangeiro, o que é imprescindível para que haja uma plena integração, na minha opinião.
Ontem já tive o meu primeiro evento, que foi um jantar oferecido pela casa social da Madeira. Foi muito divertido e animado e deu para conhecer mais alguns colegas que trabalham em Joanesburgo.
Foi uma semana cheia, com algumas reuniões e muita informação para apreender, muitos documentos e papelada para organizar, malas para desfazer, arrumações, compras de supermercado...
A casa que aluguei é pequena, mas muito acolhedora e está em ótimas condições.Tudo é novo ou praticamente novo. É um condomínio fechado, mas a maioria das casas aqui são assim.
O senhorio é um porreiro, e o que não tinha cá em casa, pedi e ele tratou logo de providenciar.
Por todas estas razões, posso fazer um balanço muito positivo da minha primeira semana aqui e penso que vou realmente gostar de viver e trabalhar na África do Sul!

No comments: